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Sobre a Aula

Vamos falar sobre mineração de produtos?

Para falar sobre mineração de produtos, primeiro precisamos saber o que é. Basicamente, é pesquisar sobre produtos voltados para o seu nicho, para que você possa aprender o que está em alta, o que tem potencial de vendas e o que dá certo ou não. É através da mineração de produtos que você pode encontrar seu produto campeão. Então, como minerar produtos?

Aviso: plagiar não é minerar produtos

Antes de começar, é muito importante ressaltar que mineração de produtos não é o mesmo que plágio. Todas as dicas que te daremos nesse artigo são formas de buscar inspiração e de aprender o que seus clientes gostam ou não, mas não é para copiar a camiseta do seu concorrente só porque ela está vendendo bem. O objetivo da mineração é aprender o que diferencia aquele produto dos demais e entender como utilizar esse aprendizado para encontrar seu produto campeão de vendas.

Usando o Google para minerar produtos

Por ser uma ferramenta bem simples de acessar e que todos conhecem, o Google se torna uma ótima ferramenta de mineração de produtos. Basta fazer uma pesquisa como “estampas do nicho de pets”, “frases que todo músico sempre diz”, “camisetas para apaixonados por Jiu-Jitsu, etc. Você irá encontrar diversos resultados para a sua pesquisa que podem te ajudar e te inspirar para a criação de novos produtos.

Além disso, o Google possui diversas ferramentas que podem te ajudar nesse processo, como por exemplo as seguintes:

  • Google Imagens: talvez você já tenha até usado o Google Imagens enquanto fazia uma pesquisa no Google, mas por que não utilizar para minerar produtos em potencial? Experimente pesquisar estampas, camisetas ou produtos para o seu nicho e ver o que aparece nessa aba. Ao invés de acessar cada um dos resultados de pesquisa, você vai ter acesso à diversas fotos de produtos, de corredores, de anúncios e modelos de estampa para o seu nicho. Quais cores mais aparecem? Que tipo de comunicação utilizam?
  • Google Shopping: seguindo a mesma lógica do Google Imagens, mas dessa vez, vendo somente produtos. É uma ótima opção para você saber os modelos de estampa que o mercado mais usa para atingir seu nicho (se é com artes na estampa, com frases, personalizadas, etc) ou quais tipos de estampa já estão saturadas. Assim, você consegue ver o que todos os outros estão fazendo e buscar se diferenciar dos seus concorrentes.
  • Google Trends: o Google tem uma ferramenta gratuita para pesquisar tendências de pesquisa. Você pode usar para descobrir o que seu nicho está procurando e que pesquisas relacionadas ao tema da sua loja estão sendo feitas. Supondo que sua loja fosse relacionada à ciências da natureza, usando o Google Trends para pesquisar os termos “química” e “biologia” já consigo ter uma noção do que meu público costuma pesquisar. Só com essa pesquisa, já posso tirar ideias de camisetas sobre “energia nuclear”, “radioatividade”, “cadeia alimentar” e etc.
  • Pinterest: Se você já está na internet há algum tempo, já deve conhecer o Pinterest, mas caso não conheça, aqui vai um resumo: o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Por lá, o pessoal usa muitas tags para deixar tudo organizado e criam diversos álbuns de imagens relacionadas.
    E apesar de não ser uma ferramenta do próprio Google, é um site que você consegue facilmente encontrar inspirações buscando apenas uma palavra, e quanto mais palavras chave você colocar, mais fácil fica da rede social te mostrar que você quer. Dá uma olhada no tanto de frases, estilos, artes e tipografias eu consegui para me inspirar, apenas com uma simples pesquisa.

Ah, e aqui vai mais uma Dica INKrível: Você sempre pode dar um Google e pesquisar “estampa para nicho tal”, “camisetas pra pais de pet”, “moletom frases que todo gamer diz”, “cropped maternidade” e muito mais. Mas aqui vai uma dica: não se prenda em pesquisar os mesmos produtos.

Exemplo, ao pesquisar frases voltadas para pets, por que não pesquisar canecas, broches, imãs de geladeira e outros produtos relacionados? Procurando só por camisetas e estampas você limita sua busca e pode ficar por fora de um monte de produtos super legais que vão te inspirar para novas estampas.

Usando redes sociais para minerar produtos

Sabe quando vemos uma postagem no Instagram e vemos vários comentários super engraçados ou comentários com críticas super pontuais e pensamos “nossa, me representou”? Então, esses comentários são um reflexo da forma que seus clientes pensam e podem trazer diversas ideias de novas estampas.

Muitas frases que vemos nas redes sociais podem nos inspirar para criar novos produtos ou até coleções inteiras. Por isso, usando a sua conta do Instagram da loja, siga influenciadores do nicho, siga páginas relacionadas ao tema, acompanhe as postagens e não deixe de lado os comentários dos seguidores. Eles serão sua mina de ouro. Aqui vão algumas dicas do que você pode fazer para ter mais inspirações usando as redes sociais:

  • Siga páginas relacionadas ao nicho: ao fazer isso, você pode ver o que está em alta com aquele nicho no momento. Seja através das postagens ou nos comentários delas, você consegue ter noção de qual tema está gerando mais engajamento com o seu público.
    • Exemplo: se sua loja é voltada para estudantes da faculdade, que tal seguir páginas que criam conteúdos para eles? Você vai ver vários memes e postagens falando sobre situações típicas no dia a dia do seu público alvo, o que pode te gerar diversas ideias de frases para suas estampas.
  • Entre em grupos do Facebook: o mesmo que foi dito acima vale para os grupos do Facebook, com a diferença de que são as próprias pessoas do seu nicho gerando conteúdo. Lá, elas vão compartilhar experiências e comentar sobre diversas notícias relevantes para elas. Ah, além disso, essas postagens costumam também ter diversos comentários, que podem te ajudar a ter ideias de estampas.
    • Exemplos: se o seu nicho é de pais de pets, você pode entrar em grupos para essas pessoas. Lá, elas vão compartilhar, por exemplo, dicas de cuidado com a alimentação e de treinamento. Não só isso, várias pessoas vão compartilhar mais dicas, usando as próprias experiências. Que tal fazer uma estampa voltada para pessoas que treinam seus pets usando petiscos, ou estampas para aqueles que não os treinam?
  • Facebook Marketplace: outra vantagem do Facebook é o seu Marketplace. Aqui, diversas pessoas utilizam essa ferramenta para divulgar seus produtos. Você pode estar sempre dando uma olhada para saber que tipo de arte está em alta, se inspirar para criar camisetas personalizada, quais os nomes dos produtos que mais chamaram a sua atenção e até reparar no mockup utilizado para divulgar os produtos. Até uma estampa da Herisson Artes apareceu na busca 👀

  • Influencers do nicho: e quando falamos sobre eles, não estamos falando de parcerias! O objetivo aqui é reparar no que esses influencers usam, como se comunicam e como eles aparecem para o público.
    • Exemplo: Se você estiver vendo um vídeo no Youtube ou um Reels no Instagram de influencers do seu nicho, que estilo de roupa esses influencers usam normalmente? Como seu produto pode se adequar a esse estilo? Costumam usar artes mais minimalistas? Estampas de bolso? Frases impactantes e motivacionais ou frases engraçadas e fazendo memes? Você pode usar essas informações para direcionar melhor suas estampas e criar produtos que vão agradar o seu público!

Fique de olho em multimarcas relacionadas à moda

Multimarcas costumam estar sempre mudando suas coleções para acompanhar as últimas tendências, por isso, é possível ter diversas ideias do que está “bombando” no momento. Elas costumam também ter forte presença nas redes sociais, então por isso, acompanhe e siga o perfil dessas multimarcas no Instagram, Facebook e até TikTok se estiverem presentes lá também.

Estude quais posts engajam e quais produtos mais vendem nas lojas deles. Assim, você consegue entender o que a maioria das pessoas está consumindo naquele momento. Estudando os produtos mais vendidos, você pode ter inspirações para criar novos produtos e também te indicar quais são as tendências que estão sendo seguidas. Estampas com frases? Com artes complexas? Minimalistas? Um misto de arte com frase na estampa? Acompanhe e teste!

Ah, outra coisa bem legal que acontece é que essas marcas costumam ser as primeiras a aproveitar um meme recente que estourou a bolha da internet. Então se amanhã você vir um monte de pessoas usando e marcas vendendo camisetas com um abacaxi rosa estampado, procure entender de onde veio essa tendência e como você pode explorar. Se o seu nicho é de gastronomia, aí está uma ótima oportunidade de vender mais!

Fique atento também para mudanças sazonais no comportamento dos clientes. Se os produtos mais vendidos dessas marcas forem roupas de frio, como casacos, calças e moletons, talvez seja um indicador de que está chegando o período de frio no país. Que tal destacar que sua loja vende moletons super legais e com frases que refletem o que seus clientes pensam? O mesmo vale para o calor, com o aumento de vendas de regatas, shorts e croppeds.

Sua mente pode ter ideias geniais também

Quando você está inserido em um nicho, é muito fácil entender quais produtos seus clientes gostariam de usar, afinal, você é parte do nicho, basta pensar “eu compraria essa camiseta?” ou “qual frase eu gostaria de ter estampada?”.

Tire tempo para anotar ideias no papel, mesmo que pareçam muito loucas ou sem sentido. Isso se chama brainstorming. Deixe as ideias virem sem tentar pensar muito se fazem sentido ou não. Você pode ter ideias muito boas se não tentar impor limites à sua imaginação. Anote tudo e depois veja o que vale ou não apena aplicar, quais vale a pena adaptar e etc.

Se você não faz parte do nicho, está na hora de aprender como as pessoas dentro dele pensam. Para isso, você pode participar de grupos no Facebook, seguir páginas, conversar com um amigo que faz parte do nicho e ir anotando tudo que pareça relevante. Com mais calma depois, você pode pesquisar os termos usados com mais frequência e tentar usar em uma estampa!

Usando feedbacks como meio de mineração

E por fim, mas não menos importante, você pode aprender com seus clientes!

Depois que você já fez algumas vendas, seus próprios clientes se tornam sua fonte de feedback e mineração. Lançou uma nova coleção e ela foi muito bem? Entenda o que ela tem de diferente das suas outras, converse com seus clientes para entender o que motivou a compra daquele produto em específico. Replique o que der certo.

Lançou uma coleção e ela não desempenhou bem? Você pode alterar as estampas para ficarem mais parecidas com seus produtos mais vendidos ou pode entender que aquele tipo de estampa não agrada seu público, então o ideal é não replicar nos seus próximos produtos e coleções.

"Eita, mas e se eu não fiz nenhuma venda ainda". Não desanime, é aí que você tem mais chance de aprender!

Aprender usando o feedback dos clientes pode ser fácil, mas o que fazer se eu não fiz nenhuma venda ainda? Não se preocupe, continue lendo para ter dicas incríveis de como conseguir feedbacks sem ter vendas ainda.

Primeiramente, você pode comprar sua própria camiseta: comprando seus produtos, você pode ter um olhar mais crítico sobre eles. Apesar de podermos ver como o produto fica pelo mockup na loja, ter o produto em mãos é diferente. Gostou do posicionamento da estampa? Do tamanho das letras? Gostou do das cores que usou? Da fonte? A estampa é legível com a camiseta vestida?

Ou seja, se você fosse um cliente, ficaria satisfeito com a compra? Nesse momento, é importante nos distanciarmos. Sabemos o trabalho que dá gerar ideias de estampas, criar e subir na plataforma, além de escrever a descrição e fazer as variações para as diferentes cores. Isso pode fazer com que a gente se apegue ao nosso produto, mas precisamos ter senso crítico. Só assim será possível aprender de verdade com seus próprios feedbacks e melhorar seus próprios produtos.

Você também pode perguntar para seus amigos do nicho! Pessoa são muito diversas e muito dificilmente você não terá um amigo ou conhecido que pertence ao nicho. Você não precisa tentar convencê-lo a comprar! Basta apresentar a sua loja e perguntar se eles se interessaram pelos produtos, se sim, o que eles gostaram? O que eles não gostaram? O que eles sentiram falta na loja? O que incentivaria ele a comprar? O que cria barreiras? Em que período ele compraria?

Mostre que os feedbacks dele vão ser importantes para o crescimento da marca e peça-o para o crescimento da marca, mesmo que ele acredite que vá te deixar magoado. Também não se esqueça de anotar os comentários que ele fizer e levar em consideração as percepções e ideias que ele der. Mantenha sua mente aberta para os feedbacks e você perceberá muitas oportunidades de melhorias!

Gostou das dicas que trouxemos aqui? Esse conteúdo é super importante, pois vai te ajudar na criação de mais produtos para a sua loja e também é possível que, durante a mineração, você encontre o seu produto campeão, ou seja, aquele que vai vender muito na sua loja e trazer um aumento no seu ticket médio. Comenta aqui quais métodos você mais usa e quais você já testou, compartilha com a gente qual funcionou melhor para a sua marca.

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