Criando a identidade visual para o Instagram da sua loja
A identidade visual é o conjunto de cores e elementos que você escolhe para destacar a sua marca no meio de tantas outras que encontramos na internet. Além disso, você sabia que definir antecipadamente as cores e fontes que você vai usar como padrão nas suas postagens, por exemplo, te ajuda a poupar muito tempo? Vem com a gente que vamos te ensinar como escolher as cores da sua marca e como usar essa escolha ao seu favor!
Por que se preocupar com isso agora?
Muitas pessoas pensam em se preocupar com a identidade visual depois que já fizer algumas vendas, pois vão conseguir pagar um designer para fazer tudo. Porém, a verdade é que a tecnologia avançou o suficiente para facilitar todo esse processo para nós e você não precisa esperar para começar a trazer equilíbrio entre as suas postagens no Instagram.
Escolher as cores e fontes agora te poupar trabalho na hora de escolher a composição de uma postagem, sem a necessidade de ficar pensando “qual será a cor que vai ficar melhor aqui? Qual fonte vai ser a do título e qual vai ser a do texto? Onde eu vou posicionar essa imagem?”. E além de te poupar trabalho, também vai trazer um tom mais profissional para a sua marca.
Tomando como exemplo os feeds do Instagram acima, o segundo vai chamar muito mais atenção e parecer mais profissional apenas pelo equilíbrio. Você pode perceber, que na segunda, não temos artes super complexas, pelo contrário, só o fato de usarmos as mesmas fontes e cores simples, já traz essa harmonia que o primeiro exemplo não possui.
Escolha das cores
Eu poderia te explicar sobre equilíbrio nas paletas de cores, círculo cromático, cores complementares e análogas. Mas como eu disse no início do artigo, nosso objetivo não é te formar como designer, e sim te ajudar! Então vamos lá. Hoje, existem algumas ferramentas que te fornecem paletas PRONTAS, com cores combinando, e tudo o que você precisa fazer é escolher uma.
O Canva tem uma ferramenta gratuita de Paletas de Cores. Só pesquisando por “azul” na barra de pesquisa, eu consegui as combinações na imagem e mais 36 páginas de combinações para explorar! Basta escolher a que mais te agrada!
Outra dica legal é usar a ferramenta de Gerador de Paleta de Cores do Canva. Nela, você pode fazer upload de uma imagem que você se interessou e o gerador vai te dar uma paleta baseada nas cores presentes na imagem.
Dica INKrível: escolha cores que tenham a ver com o nicho que você trabalha. Por exemplo, se você está num nicho muito ligado à natureza, escolher uma paleta que tenha um tom de verde é super indicado. Se o seu nicho é de direito, administração ou outra área ligada a negócios, paletas com azul, preto ou cinza são ótimas escolhas também. Se você não sabe qual cor combina com o seu nicho, você pode pesquisar sobre ele no Google Imagens e ver quais cores aparecem com mais frequência.
Aplicação no Canva
Agora vamos falar de um recurso do canva que vai te poupar MUITO tempo na hora de criar suas postagens para o Instagram ou até mesmo suas estampas. O recurso de “Estilo”. Com ele, você aplica automaticamente as suas cores e fontes a qualquer modelo do canva que você estiver editando. Para utilizar a ferramenta, primeiro você precisa ir em “Marca” e adicionar as cores da paleta que você escolheu.
Para adicionar as cores, basta clicar no + e adicionar o código Hex das cores da paleta. O código HEX é o código da cor que escolheu, e esse código começa com uma #. Então, no exemplo de baixo, o código HEX do vermelho por exemplo, é #FA2726. Então é só copiar e colar o código das cores da sua paleta.
E parabéns, você configurou a identidade da sua marca no canva!
Vamos para a parte legal agora. Só para te mostrar como ter isso configurado poupa tempo, eu peguei um modelo qualquer no Canva, com cores que não tem nada a ver com a identidade visual da minha marca (que tem as cores azul, amarelo, preto e branco). Mas basta ir em “Design” e em “Estilos” e clicar na paleta da minha marca. O Canva vai automaticamente mudar as cores dos elementos de forma que fique harmônico.
Ah, e você pode clicar mais de uma vez para ver diferentes combinações usando as cores que você selecionou. Dá uma olhada nas variações que eu consegui em poucos segundos.
Importante dizer que nosso objetivo não era escrever um artigo para formar designers profissionais aqui, afinal, um artigo só não seria o suficiente. Mas sim trazer ferramentas e dicas que vão permitir que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento nenhum de design, consiga trazer equilíbrio para as comunicações da marca, tudo de forma facilitada e direta.
E aí, gostou das dicas? Agora você como poupar tempo e trazer esse tom profissional para as suas postagens! Bora escolher as cores e fontes da sua marca?