A lógica da precificação
Uma dúvida muito comum daqueles que estão começando é: qual preço colocar no meu produto? Enquanto alguns pensam em colocar abaixo da média para vender mais, outros pensam em colocar muito acima por ser um produto mais exclusivo. Mas qual desses pensamentos está certo? Vem com a gente que a gente te explica!
Qual a média de preços das lojas da INK?
Antes de começarmos a pensar nos nossos preços, que tal dar uma olhada nos preços médios de venda de outras lojas da INK? Independente do nicho, a maioria das lojas mantém seus preços em R$79 ou R$89, podendo chegar a R$99 em coleções novas e estampas sazonais, como camisetas exclusivas para datas especiais (Natal, Copa, Ano Novo, Carnaval, etc).
Algumas marcas bem específicas chegam a cobrar R$129 nas suas camisetas, mas normalmente, possuem um valor agregado a compra da camiseta, como por exemplo, acesso a um curso exclusivo ao comprar a camiseta ou quando as camisetas são personalizáveis, podendo colocar o nome da pessoa, uma data especial ou algo do tipo.
A importância da percepção de valor
😱 "Mas ei! Esses preços estão muito acima do preço das roupas vendidas nas lojas do meu bairro ou em multimarcas gigantescas, como vou poder competir com essa galera?"
Nós aqui da INK, sempre tentamos mudar essa mentalidade. O objetivo não é concorrer com essas marcas. Enquanto multimarcas gigantescas e as lojas do seu bairro vendem roupas baratas, mas sem gerar nenhum tipo de identificação ou relacionamento com os clientes, o seu objetivo é ser a loja preferida do seu nicho.
Você não está concorrendo com essas lojas, pois muito dificilmente elas vão ter camisetas para nichos específicos como o seu. Você já viu alguma camiseta nessas lojas com estampas ou coleções inteiras voltadas para fisioterapeutas, enfermeiros, programadores ou professores da rede pública?
Aliás, alguém já disse para você que a loja favorita dela é uma multimarca por que lá ela encontra camisetas com frases que ele super se identifica e tem vontade de comprar todas? Acredito que não, pois o objetivo dessas marcas é seguir tendência e vender para a massa, independente dos interesses pessoais de cada um.
Então, lembre: você não está concorrendo com essas lojas. Seus produtos são exclusivos para um nicho de pessoas, são camisetas que fazem os clientes se identificarem e muito difíceis de encontrar algo parecido em outras lojas mais genéricas, e por isso, vale a pena o preço. Sua loja e seus produtos trazem o pensamento “isso é tão maneiro que eu vou comprar pelo menos uma, mesmo que seja mais cara, eu preciso ter essa camiseta, porque ela me representa”.
E se eu colocar meu preço abaixo das outras lojas?
🤔"Se o preço médio é uns R$79 reais, posso colocar minhas camisetas a um preço bem mais baixo para competir com outras lojas da INK então?"
Apesar dos preços médios praticados serem próximos, os nichos são completamente diferentes. Nas lojas da INK é possível encontrar empreendedores trabalhando em diversos nichos, desde motociclistas até pessoas que tem aranhas como animais de estimação. Como dificilmente você vai encontrar uma loja parecida com a sua, colocar os preços abaixo do das outras lojas não vai ser muito efetivo.
Por termos muitas lojas usando a nossa plataforma, acontece de termos lojas diferentes explorando o mesmo nicho. Mas cada um aborda de uma forma diferente. Pegando um exemplo de lojas voltadas para pets, uma pode ser para pets, de maneira mais geral, outra pode ser para donos de gatos, outra para donos de cachorros, outra para donos de ratos, papagaios, periquitos, cobras e outros. Ou seja, cada uma vai abordar de formas diferentes o mesmo nicho!
Então, não se preocupe com a precificação das outras lojas da INK. Colocar os seus preços abaixo de uma loja voltada para motociclistas, dificilmente vai atrair esses clientes para a sua loja de pessoas apaixonadas por ursos de pelúcia.
Como meu preço impacta minhas promoções?
Ao tentar colocar seus preços abaixo dos demais e tentar competir diretamente com multimarcas ou lojas do seu bairro, você vai diminuir muito sua margem de lucro, além de possivelmente ainda não conseguir bater o preço dessas lojas.
Ao tentar fazer uma promoção para incentivar compras para uma data especial ou aproveitar um momento de aquecimento do mercado, quanto de desconto você vai conseguir dar para os seus clientes se o seu lucro já está muito baixo? Em datas como a Black Friday, seus clientes costumam olhar o percentual de desconto que está sendo dado ao invés do preço. Você perde uma oportunidade muito legal de aumentar suas vendas dando descontos percentuais de 20% ou até 30%.
Aliás, você sabia que existe uma técnica de promoções que pode te fazer perder clientes?
A estratégia consiste em colocar o preço da camiseta a um preço muito alto, como R$120 reais, mas deixar o preço promocional como o preço de R$89. Essa estratégia tem como objetivo fazer o cliente comprar os produtos através da chamada da promoção e percepção de que ele vai estar “economizando” muito dinheiro comprando pelo valor promocional.
O problema dessa estratégia é que nessas lojas, o preço promocional dura para sempre. Ou seja, é só uma técnica para dar essa percepção de economia para o cliente. Mas por durar por períodos indeterminados, os clientes podem perceber que talvez o preço “promocional” não seja tão promocional assim.
E também trás um problema para o lojista caso ele queira encerrar a promoção. Qual preço colocar? Se ele mantiver o preço de R$120 é mais difícil que as pessoas comprem, mas se ele colocar toda a loja no preço médio de R$89, os clientes que compraram na “promoção” vão se sentir prejudicados, percebendo que foram enganados, e podem nunca mais voltar.
Agora que você já sabe de tudo isso, qual estratégia de preços você pretende utilizar? Conseguimos mudar a sua mentalidade sobre precificação? Conta pra gente nos comentários 👀