O pós venda é muito comentado no mundo dos empreendimentos, pois se refere ao relacionamento criado com o seu cliente depois da venda ou contratação de um serviço. Mas você sabe como fazer um bom pós venda? Vem com a gente que vamos te passar várias dicas de como criar um relacionamento incrível com seu cliente.

Mas o que é pós venda?

Pós venda é o relacionamento que você vai criar com o seu cliente depois da venda. Esse relacionamento quando criado de forma saudável e com firmes laços, pode trazer muito mais rentabilidade para a sua marca. Afinal, um cliente satisfeito com o atendimento e com o produto, muito provavelmente vai recomendar sua marca para os amigos e conhecidos, e até voltar para comprar mais.

Ele precisa estar satisfeito tanto com o produto quanto com o atendimento para perceber valor na sua marca. Camisetas ele encontra em qualquer lugar, mas camisetas super legais como as suas e um atendimento excepcional, só na sua loja.

Então como fazer um bom pós venda?

Como falamos, o pós venda é baseado no seu relacionamento com o seu cliente após a venda, é sobre proporcionar uma experiência agradável. Mas então, como criar esse relacionamento? Aí é que está: ele já deu o primeiro passo: confiou na sua loja e decidiu comprar para dar uma chance. Cabe a você agarrá-la ou não.

Com o cliente dando esse passo importante, tudo fica mais simples. Depois de feita a compra na nossa plataforma, você já terá dados sobre ele, como o endereço e o telefone. Vamos ver algumas coisas que você pode fazer só com essas duas informações?

1. Enviar uma mensagem de agradecimento

Com o número de telefone, você pode enviar uma simples mensagem agradecendo pela compra e se mostrando disponível para ajudar caso ele tenha algum problema durante o trajeto do produto até as mãos dele.

Exemplo: “Opa, oi, fulano. Tudo bem? Sou o José da Minha Loja. Acabei de receber o seu pedido! Obrigado por comprar com a gente, se precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida, pode me mandar mensagem por aqui, tá?”

2. Perguntar se está satisfeito com o produto

Depois que ele receber o produto, você pode entrar em contato para saber se chegou tudo certinho. Isso vai mostrar pro seu cliente não só que você se importa com a experiência da compra, mas também que você está de olho no seu processo e acompanhou a compra dele pessoalmente.

Esse tipo de tratamento o faz se sentir especial. Mesmo não tendo nenhum problema com o produto, você se mostrar presente para ajudá-lo vai dar mais segurança para ele comprar novamente.

Exemplo: “Ei! A transportadora me avisou que seu produto já chegou. Está tudo certinho por aí? Qualquer coisa me avise!”

3. Perguntar se tem alguma estampa que gostaria e não encontrou

Quando o cliente engajar nas interações, você tem mais espaço para pedir a opinião dele. Uma pergunta muito importante que você pode fazer é se ele encontrou todas as estampas que queria e se ele gostaria de alguma específica.

Perguntando para ele, você não só obtém dados que podem ser usados depois para criar estampas que seu nicho está procurando com frequência, como também fazer o seu cliente se sentir especial por ser ouvido e poder ter um produto que ele ajudou a criar trazendo informações.

Exemplo: “Que bom que você gostou das camisetas! Vem cá, estamos fazendo uma pesquisa e queremos muito saber a sua opinião: você sentiu falta de alguma frase estampada na loja? Estamos sempre dispostos a ouvir e seus feedbacks vão ser muito importantes na criação dos nossos produto”

4. Enviar um mimo depois da compra

Usando o endereço fornecido, você pode enviar um pequeno mimo para o seu cliente. Desde uma simples cartinha feita à mão até um acessório de brinde, como um chaveiro ou broche.

Quem não se sente especial recebendo um brinde? Imagina receber uma cartinha feita à mão agradecendo pelo pedido ou até com um cupom exclusivo para ele 👀

5. Enviar um presente no aniversário

Aqui você une o melhor dos dois mundos! Você pode usar o número dele para perguntar a data do aniversário. Isso vai gerar uma expectativa, pois se ele fornecer, já imagina que vai receber algo nessa data tão especial.

Então basta atender à expectativa, envie um mimo ou um cupom de desconto especial para fazer ele se lembrar de você e mostrar que você também se lembrou dele. Se ele tiver uma certa frequência de compras, você pode até enviar uma camiseta de presente!

Ou seja, apenas não esquecer que o cliente existe depois que ele faz a compra já ajuda muito! Fornecer um atendimento diferenciado é dar atenção e uma boa experiência para o seu cliente. Se mostrar preocupado com a experiência e satisfação dele e usar os feedbacks dele para melhorar seu negócio.

A diferença entre pós venda e remarketing

Por fim, é muito importante falarmos sobre a diferença entre pós venda e remarketing, pois muitos confundem essas duas ações.

Enquanto o pós venda é o processo de criar um bom relacionamento com seu cliente, fazendo-o ter uma boa experiência de compra na sua loja e fazendo-o se sentir especial, o remarketing tem como objetivo fazer campanhas de marketing direcionadas para o seu público.

Em uma ação de remarketing, você utiliza as informações do seu cliente para direcionar as campanhas, baseando-se em informações fornecidas, como os locais que mais vendem seus produtos, qual gênero e idade mais compram? Você pode usar essas informações para:

  • envio de emails com promoções
  • envio de emails de novas coleções
  • divulgação ou promoção de nova estampas

Enquanto o pós venda vai usar essas informações para se comunicar melhor com o cliente e gerar um engajamento dele com a marca.

E aí? Aprendeu a diferença? Gostou dessas dicas? Já recebeu um feedback muito legal do seu cliente? Compartilha com a gente qual ação de pós venda que você usou!

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