O que é SEO e como configurar meus produtos?
Ao criar um produto, algumas dúvidas podem surgir. O que é SEO? Para que servem as tags? E outras. Essa aula tem como objetivo tirar essas pequenas dúvidas antes de prosseguirmos para temas mais avançados.
SEO
SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca). De forma mais simples, é a chance da sua loja aparecer numa pesquisa no Google quando seu cliente busca por palavras chaves!
Por isso ele é tão importante. Produtos bem descritos e com os campos bem preenchidos ajudam demais no SEO da sua loja e podem facilitar seus clientes de acessarem sua loja sem você precisar gastar nada com isso.
Nome
Começamos pelo primordial, o nome! Evite nomes genéricos como “camiseta 1” ou “modelo 7328” ou até “camiseta cachorro com coração”. O nome do seu produto deve ser algo que vai diferenciá-lo dos outros da sua loja.
Seja sucinto, mas não genérico. Dê uma mínima descrição sobre o que se trata a estampa aqui. Isso vai ajudar no seu SEO também, já que se o cliente procurar por algo parecido com o nome do seu produto, sua loja pode aparecer pra ele ou diretamente a página do produto da sua loja.
Descrição
A descrição ajuda no seu SEO e vai ser, como o nome diz, a descrição do produto pro seu cliente. Seja detalhista, você pode descrever a arte, reescrever a frase que está na estampa, reforçar para qual nicho ela é direcionada, falar sobre a malha da camiseta e etc.
Aqui é onde você pode usar quantas palavras quiser para descrever o produto e deixar bem detalhado para quem ele é direcionado (quem vai querer comprar esse produto?). Assim, fica bem mais fácil o Google recomendar a sua loja para um cliente dentro do nicho que você descreveu.
Tags
As tags também ajudam no SEO e vão ajudar seu cliente a encontrar a estampa dentro da loja, através da aba de pesquisa. Elas são palavras-chaves que você pode adicionar em cada produto para facilitar de encontrá-lo na loja.
Foque em colocar as principais palavras que uma pessoa pode usar para tentar encontrar a arte, de forma simples e separadas por tags. Você pode usar as principais palavras relacionadas ao assunto da camiseta. Uma dica é pensar, se meu cliente visse minha estampa e algum lugar e estivesse tentando procurar no site, quais palavras ele colocaria na barra para encontrá-la?
Imagem da vitrine
A imagem da vitrine é a imagem que vai aparecer na sua loja. Caso nada seja colocado aqui, as estampas vão subir com o mockup padrão da INK.
Você pode criar mockups próprios no Placeit ou no Canva. Você também pode alternar entre os estilos de mockup, usando pessoas vestindo a camiseta em diferentes posições, camiseta pendurada, camiseta dobrada em uma pilha, e etc. Essa diversificação de perspectivas dá um tom mais profissional para a sua loja!
Mas esse campo não é obrigatório e você pode salvar o produto e formatar depois quando tiver criado o mockup 😉
Esperamos que essas dicas te ajudem a trazer mais acessos orgânicos para a sua loja! Fazer as descrições pode ser um pouco trabalhoso, mas vale super a pena! Bora investir um tempo para preencher as informações do seu produto?