Você já escolheu o seu nicho? E você tem certeza que seu nicho é, de fato, um nicho?

Tem algumas confusões envolvendo esse tópico, e é muito importante saber a diferença entre estilo, nicho e público alvo. Então, vamos lá?

Nicho

O nicho é uma parcela do mercado que tem características e interesses específicos. Um exemplo seria uma pessoa que:

  • Gosta de cachorros
  • Gosta de arte
  • Ama assistir séries da Netflix.

Você provavelmente conseguiria encaixar um amigo ou conhecido nessas características específicas. É através dela que você vai gerar identificação com o seus clientes. Você pode fazer para pessoas com esses interesses, por exemplo, uma camiseta com a estampa “meu cachorro é a melhor companhia para ver filmes cult”

Porém, na hora de escolher o nicho, as coisas não costumam ser tão óbvias e bem definidas como no exemplo dado, por isso, vamos estudar a diferença entre nicho, público alvo e estilos!

Público alvo

Uma confusão muito comum é entre a diferença de nicho para público alvo. Enquanto o nicho é bem específico sobre os interesses dos seus clientes, enquanto o público alvo é bem abrangente e não gera identificação com os consumidores, mas sim traz suas características. Alguns exemplos de público alvo são:

  • Mulheres de 20 a 40 anos
  • Homens no Rio de Janeiro
  • Mulheres, de 20 a 30 anos, classe média

Percebe-se que dificilmente você vai lembrar de uma pessoa específica. Do mesmo jeito, é difícil criar produtos específicos para essas pessoas, uma vez que mulheres, de 20 a 40 anos, vão ter gostos bem distintos, como para música, arte, cultura, e muitas outras diferenças.

Por isso, público alvo não é nicho. Ele é muito mais abrangente e, para os negócios, ao trabalhar com um público alvo ao invés de trabalhar com uma parcela do mercado mais específica, o gasto para atingir essas pessoas é bem maior. E por não gerar identificações fortes, dificilmente você consegue fazer uma campanha que atraia os olhares e interesses de todos inseridos no público alvo.

Diferentemente quando trabalhamos em um nicho, quando se trata do interesse da pessoa, as chances dela converter para uma visualização, compartilhamento ou até compra é muito maior.

Estilo

O estilo tem muito mais a ver com o conceito do que com um grupo de clientes em si. Já vimos muitas pessoas confundirem o estilo com um nicho, mas assim como o público alvo, é algo muito abrangente e que dificilmente gera identificação. Vamos ver dois exemplos?

  • Streetwear

O streetwear, é um estilo mais urbano, moderno e na maior parte das vezes, monocromático. Porém, é muito mais a composição que dá esse ar urbano. Olhando os exemplos, fica claro que uma camiseta lisa, isto é, sem nada escrito, poderia facilmente se encaixar nesse estilo. E esse tipo de camiseta simples, é facilmente encontrada a preços baixíssimos em feiras de malha ou nas grandes marcas de moda, como Renner e Riachuelo.

Por isso, trabalhar só com um estilo pode ser muito complexo, já que não tem nenhuma regra para que uma peça se encaixe nele e já possuem diversos gigantes no mercado explorando essas peças tão abrangentes.

Por isso, recomendamos que sua loja foque em um nicho específico, com estampas e artes que remetem e geram identificação naquele público, pois assim, você ou será o único a estar atendendo aquela demanda ou, pelo menos, estará em pé de igualdade com os concorrentes do mercado.

  • Surfwear

O mesmo vale para o surfwear, que é um estilo mais despojado, com estampas mais coloridas, e da mesma forma que no streetwear, mas uma camiseta de botão sem nada escrito pode se encaixar.

Importante: surfwear não é uma moda voltada para surfistas declararem seu amor pelo surfe e gerar identificação com esse público.

É um estilo que pode ser usado por qualquer pessoa que goste desse estilo mais despojado e solto. Mas uma marca voltada para surfistas em si, falando sobre o amor ao mar e ao surfe, essa sim se trataria de uma marca com nicho bem definido.

Ou seja, existem muitos wears no mundo, mas tudo se trata de um conceito, como citado anteriormente, uma camiseta preta pode facilmente se encaixar num look no estilo streetwear. Sem algo para gerar identificação, você estará competindo com diversas marcas gigantes no mercado e outros negócios menores pela atenção do cliente.

Então certifique-se de que está trabalhando com um nicho bem definido antes de começar. Use as dicas que te demos para delimitar melhor a parcela do mercado que você está trabalhando!

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