Muitos falam sobre o pós-venda, mas sabe um passo muito importante que vem antes dele? O pré-venda, que é o momento que seu cliente está querendo comprar, mas pode encontrar alguns empecilhos para isso, e é aí que você entra. Muitos focam no pós-venda, mas esquecem essa parte do processo que é super importante também, pois é o momento que você vai começar a desenvolver o relacionamento com seu cliente.

Um pós-venda ruim não traz o cliente de volta, mas pelo menos ele já fez uma compra, enquanto que deixando o pré-venda de lado, você literalmente perde vendas em potencial. Então para estar bem nessa etapa, aqui vão algumas dicas que separamos para você, que vão te ajudar a converter mais vendas!

Seja acessível

Sabe quando você está com uma dúvida e vai tentar contato com uma empresa, mas ela só tem telefone ou email, e tudo o que você queria era mandar uma mensagem casual e tirar sua dúvida rapidamente? Muitos clientes desanimam de comprar um produto pois não tem fácil acesso à informações sobre o produto (mesmo que você se esforce para deixar tudo esclarecido no seu Instagram, sempre terão dúvidas novas que você não tinha pensado).

Por isso, é importante ter meios de comunicação mais acessíveis. Não disponibilize apenas o email da sua loja se não você não tem o costume de olhar com frequência. Deixe as DM’s do Instagram abertas para os seus clientes tirarem dúvidas, se possível, compre um novo chip para ser seu número profissional e instale o Whatsapp Business.

Horário de atendimento

Para evitar frustração por parte do seu cliente e poupar sua sanidade, não ponha atendimento 24 horas, você também precisa dormir, comer, trabalhar e etc. Conhece o ditado “o combinado não sai caro para ninguém”? Ele vai ser bem útil aqui.

Defina um horário saudável para atendimento ao cliente (vai por mim, se não fizer isso, estará atendendo clientes às 2 da manhã). Ao definir isso, você tem um horário específico em que vai estar centrado somente em resolver esses problemas e seu cliente não vai ficar frustrado de enviar uma mensagem 4h da manhã e ter que esperar para ser respondido.

Além disso, fica mais fácil gerenciar a loja ao separar tempo que é para atender clientes, tempo para criar novas estampas, tempo para criar conteúdo para o Instagram e tudo mais que precisar para mantê-la loja funcionando. Então não deixe de lado a organização da sua agenda!

Dicas valiosas para controlar seus horário de atendimento

Configurando um horário de atendimento no Whatsapp: Você sabia que pode deixar uma mensagem automática para quando não estiver trabalhando? Basta acessar as configurações do seu Whatsapp Business, ir em “Ferramentas Comerciais” e depois “Mensagem de Ausência”.

Aqui, você consegue configurar qual mensagem vai ser enviada para os clientes que tentarem contato fora do seu horário de trabalho e também definir os horários que a mensagem vai ficar ativa!

Ajude seu cliente

Se você conseguiu estabelecer um canal de fácil acesso com seus clientes, com o tempo surgirão clientes com os mais diversos tipos de dúvidas. O importante aqui é ser atencioso e responder à essas dúvidas.

E a melhor parte é que esse contato mais direto e pessoal é uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre os clientes, o que eles gostam e até recomendar novos produtos.

Nenhum problema é pequeno demais que não valha a pena dar atenção

Por menor que o problema do cliente pareça, para ele, é um problema e ponto. Então não trate como se fosse algo pequeno, pois pra ele não é. Se coloque no lugar do cliente, entenda a dor dele e esteja disposto a ajudar. O aspecto mais importante do atendimento ao cliente é a empatia.

A verdade é que nenhum processo é 100% perfeito, sempre tem coisas para melhorar e escolhas a serem feitas. Por isso, caso seu cliente encontre problemas para realizar a compra, esteja disposto a resolver o problema e proponha soluções. Esteja atento e ouça suas reclamações e, acima de tudo, faça-o se sentir ouvido.

Em todo negócio, seja ele online ou físico, problemas e gargalos vão surgindo e é importante sermos flexíveis para lidarmos com eles, sempre buscando soluções para prestar um bom atendimento ao cliente. Saber que a pessoa responsável pela loja está disposta a resolver o problema para ele não sair no prejuízo vai apaziguar a ansiedade gerada pelo problema.

Ou seja, se o seu cliente reclamar que o pedido ainda não chegou, ofereça-se para ver se aconteceu algo com o pedido. Se ele não está conseguindo pagar com o meio de pagamento preferível, recomende outro ou que aguarde o pagamento pelo método escolhido estabilizar. Ele está em dúvida sobre qual tamanho comprar? Envie a tabela de tamanhos.

Sendo transparente com eles e explicando a situação, muitas vendas podem ser recuperadas apenas com uma conversa amigável.

E pronto! Você está preparado para atender seus clientes e sanar as dúvidas e responder questionamentos que eles trazem, convertendo muito mais vendas no processo. Mas e aí, você já conhecia ou aplicava essas ações de pré-venda?

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