O primeiro passo para criar um produto de sucesso na Reserva INK – ou em qualquer outro lugar -, começa com a identificação de um nicho claro de indivíduos dentro de um público que está interessado em seus produtos.
Trabalhar em um nicho específico é a sugestão da INK para uma loja de sucesso. Hoje, só entram no nosso top 50 em vendas, lojas com nicho muito bem especificado.
Então antes de começar a pensar nas suas estampas e banners, vamos deixar a criação de lado um pouquinho e vamos trabalhar quem são seus clientes.
Esse é um conteúdo muito importante para qualquer marca começar com o pé direito. Recomendamos fortemente que leiam com atenção e tentem absorver e aplicar o conteúdo dessa aula, pois pode ser o ponto de virada para sua loja!
O que é um nicho?
Antes de te dizer os motivos para definir um nicho para sua marca, precisamos saber o que ele é! Sem enrolar muito, o nicho é uma parcela do mercado, ele tem características que você pode usar para descrever os gostos de alguém, por exemplo:
+ Gosta de cachorros
+ Gosta de arte
+ Ama assistir séries da Netflix.
Você provavelmente conseguiria encaixar um amigo ou conhecido nessas características específicas. É através dela que você vai gerar identificação com o seus clientes. Você pode fazer para pessoas com esses interesses, por exemplo, uma camiseta com a estampa “meu cachorro é a melhor companhia para ver filmes cult”. Aqui vão mais algumas ideias de nicho para te ajudar a fixar a ideia:
- Triatletas que treinam na cidade
- Veganos que moram em Curitiba
- Fãs de música eletrônica em Goiás
- Universitários jogadores de vôlei
- Gamers semi-profissionais no ensino médio
- Imigrantes dinamarqueses no Brasil
- Ciclistas amantes de cachorro
- Estudantes universitários no curso de geografia no Rio de Janeiro
Mas quais os benefícios de trabalhar com um mercado específico?
O objetivo de trabalhar com nichos é pegar uma parcela pequena do mercado e fornecer produtos especializados para ele. Aqui vão alguns benefícios que identificamos que fazem muita diferença para o sucesso das lojas:
Mais identificação
O primeiro ponto, e talvez o mais importante, é a identificação. Quando foi a última vez que você viu uma estampa, em uma dessas grandes lojas de roupas, com que você se identificasse muito e pensasse “nossa, isso é muito eu, eu preciso dessa camiseta urgente”, “caramba, isso daqui é meu amigo todinho, ele vai amar ganhar de presente?”.
Ao se identificar com o produto, é bem mais provável que o consumidor feche a compra e se apegue à ideia da marca, afinal, a marca tem produtos que representam o que ele acredita e que o ajudam a expressar sentimentos, ideias, paixões e valores.
Atendendo demandas suprimidas
Sendo sincero, quantas lojas ou camisetas voltadas para “motoqueiros apaixonados por unicórnios” você já viu? Com certeza existe um grupo de motoqueiros apaixonados por unicórnios por aí, mas não acham com facilidade produtos para expressar essa paixão.
Então, imagina se alguém abrir uma loja para esse nicho, essa pessoa vai estar atendendo uma demanda suprimida e trabalhando num mercado que, muito provavelmente, não tem muitos competidores.
Menos competitividade
Hoje em dia, abrir um e-commerce e importar produtos de fora para vender no Brasil se tornou uma tarefa relativamente fácil. Porém, nesse mar de empresas surgindo e competindo por um espaço do mercado e pelo dinheiro dos clientes, como você se destaca?
Esses negócios pequenos que não tem um público definido fazem campanhas tentando atingir todo mundo, independente dos gostos específicos que fazem aquele grupo de pessoas único. Isso significa que eles precisam investir mais dinheiro para ter algum impacto significativo e converter as vendas antes dos concorrentes que estão fazendo a mesma coisa.
Ao invés de tentar brigar por uma parcela muito pequena do mercado e ainda ter que investir muito em tráfego para conseguir conversão, ao selecionar um nicho, você deixa de competir com as empresas voltadas para a massa.
Tráfego bem direcionado e mais barato
Empresas que fazem essas campanhas genéricas também acabam competindo com as gigantes do mercado, como Renner, Riachuelo, C&A e até com a Shein. Como competir pela atenção de um público amplo e genérico, quando temos essas empresas investindo milhões em campanhas de marketing e tráfego para converter esses clientes?
Ao trabalhar em um nicho, você também não estará competindo com essas empresas! Além disso, tendo um público bem definido, fica mais fácil direcionar o seu tráfego pago com base nos interesses dos seus clientes. Quando mais você souber sobre os interesses do seu nicho, mais você consegue fazer campanhas direcionadas para eles, atingindo as pessoas certas para o produto certo 😉
Eu não vou limitar minhas vendas?
Uma preocupação que muitos empreendedores tem quando estão começando é de que selecionar um nicho vai de alguma forma limitar o seu negócio e os seus lucros. Mas a mentalidade é completamente a oposta.
Ao selecionar um nicho, você faz o seu cliente se identificar com a marca, com os ideais. Quando isso acontece, esse cliente vai comprar mais de uma vez na sua loja e vai recomendar através do boca a boca para amigos com gostos parecidos.
Lembre-se, a ideia não é vender apenas um produto para cada brasileiro, mas sim vender o mesmo produto 300 vezes para aquele cara apaixonado pela marca.
Afinal, para atingir “todos os brasileiros”, seria necessário um aporte muito grande de dinheiro para as campanhas. Os valores para isso, geralmente só marcas bem estabelecidas no mercado, ganhando seus bilhões conseguem fazer bem.
Aliás, nada te impede de expandir um pouco seu nicho depois! Depois de se estabelecer como, por exemplo, uma marca voltada para o nicho de estudantes de direito, você pode começar a fazer camisetas para advogados formados que trabalham na área.
O importante é começar, aos poucos você pode ir adaptando seu negócio expandindo o seu nicho ou sua gama de produtos. Basta paciência, dedicação e planejamento.
E aí? Tá pronto para escolher o seu nicho? Vamos nos ajudar dando recomendações para aqueles que ainda estão incerto