ar sempre pensando qual vai ser seu próximo conteúdo para o Instagram pode ser cansativo, principalmente sem um planejamento. Muitos empreendedores se encontram em um impasse na hora de criar conteúdos, “como eu começo?”, “o que eu faço?”, “com que frequência?”. Mas calma que estamos aqui para te ajudar. Dá uma olhada nesse conteúdo que preparamos para você.
Planejamento com antecedência
Para começar postar qualquer coisa, você precisa se planejar. É muito difícil estar sempre pensando qual vai ser o conteúdo do dia se você não tem nem ideia do que fazer ou que tema abordar. Por isso, vamos planejar temas das postagens e depois, em cima disso, pensamos no conteúdo mais específico.
Exemplo, se hoje é dia de postar um conteúdo mais leve, como um meme, isso já direciona melhor a minha criatividade na hora de fazer o conteúdo, ao invés de ficar tentando escolher uma dentre as milhares de ideias que virão na minha cabeça.
Tendo um planejamento, também fica muito mais fácil criar os posts e textos antecipadamente ao invés de deixar para fazer no dia em que a postagem será feita. Você pode sentar um dia e deixar todas as postagens da semana ou do mês prontas, assim, você fica com mais tempo para responder seus clientes, administrar sua loja, criar novos produtos, configurar coleções e tudo mais que precisar para sua loja ficar 10.
Então já tire um tempo para pensar: que tipo de conteúdo meu público gostaria mais?
- Memes
- Informativos
- Notícias do nicho
- Curiosidades
- Top 5 dicas para alguma coisa
Esse tipo de coisa precisa ser testada vendo a interação do seu público nas postagens, mas no começo, a gente pode dar um palpite. Exemplo: se meu nicho é de pets, meus seguidores podem gostar de dicas de como treinar cães ou acostumar gatos a passear.
Frequência
Agora, uma dúvida muito comum é: com que frequência postar?
A verdade é que você não precisa ter conteúdo todos os dias. Não é preciso se tornar uma página de memes e curiosidades para vender seus produtos, basta ter um ambiente em que seus clientes possam interagir, posts que eles possam compartilhar para aumentar o engajamento da sua marca e, com isso, atingir mais pessoas.
Uma dica para quem começou agora e não tem nada postado ainda é fazer as primeiras 9 ou 12 postagens de uma vez, apenas para não ficar com um vazio no seu perfil. Com isso, você mostra para seus clientes que sua conta é ativa, trazendo mais confiabilidade. Depois, planejar-se para postar pelo menos 1 vez por semana.
Uma vez por semana é a quantidade ideal para não esgotar toda a sua criatividade logo no primeiro mês da sua marca, e também para não te sobrecarregar. E não se esqueça das datas especiais! Ao fazer o seu planejamento do que será postado em cada semana, não esqueça de olhar o calendário e criar posts e promoções em datas especiais, como Natal, Dia das mães, Dia dos pais, etc.
Alternância entre os tipos de postagens
Outra coisa que pode te ajudar é alternar entre os tipos de postagem. Nem sempre estamos na nossa fase criativa e isso pode trazer uma barreira para a nossa criação de conteúdo. É por isso que em um Instagram de marca, não existem só conteúdos voltados para interações com os clientes, mas também conteúdos voltados para anunciar os produtos.
Imagine que você tem uma marca com produtos no nicho de academia. Nesse caso, existem 2 tipos de postagem que você pode fazer:
A primeira tem como objetivo interação. A ideia dela não é vender nada, mas sim atrair pessoas que olhem a postagem e se interessem pelo nicho que você atua. Com a primeira você vai ter mais comentários, marcações, compartilhamentos, e pessoas salvando a postagem do que segunda opção de postagem. Porquê? A primeira abre um espaço para interação. Seus seguidores podem ver a postagem, marcar um amigo que também frequenta academia ou compartilhar em algum grupo da academia do bairro.
Enquanto que o segundo, é um post mais comercial, o objetivo dele é apresentar um produto. Esse tipo de postagem costuma ter menos interações e engajamento, mas é uma boa opção para lembrar (ou informar aqueles que ainda não sabiam) que você tem uma loja voltada para o nicho. E até para dar espaço para entre as postagens de interação, que costumam ser mais trabalhosas por envolverem mais pesquisa sobre o tema que você está trazendo.
Não se engane: os dois tipos de postagens são importantes! Só conteúdo interativo não traz atenção para a loja, da mesma forma que um perfil apenas com divulgação de produto não vai criar um bom engajamento com seus seguidores. Por isso, é importante alternar entre esses posts. Aqui não tem fórmula mágica, a dica é ir testando com seu público mesmo para saber a frequência que cada uma das postagens deve ser feita.
Você sabia que dá pra fazer postagens automáticas no seu Instagram usando o Canva?
Se você tem o Canva Pro, você pode aproveitar um recurso muito legal do site, que é o “Planejador de Conteúdo”. Além dessa página com um calendário com diversas datas maneiras para você se planejar, ainda conta com uma integração com o Instagram, permitindo que você agende postagens.
Para isso, basta clicar em “Agende um post no Instagram” e fazer login na sua conta do Facebook (atenção: é necessário já ter configurado o business manager e ter vinculado sua conta do Instagram). Depois de feito o login, clique em “crie um post”.
Selecione o arquivo em que está a arte que será utilizada e configure:
- Dia e horário da postagem. Isso ajuda muito no seu planejamento de conteúdo, podendo deixar tudo pronto com antecedência.
- Onde e em qual conta a postagem será feita (pelo Canva você também pode postar no Facebook, Twitter, Linkedin e outras redes sociais).
- Quais páginas do arquivo serão utilizadas (você pode selecionar mais de uma se deseja fazer um carrossel).
- O texto que será enviado com a imagem. No caso, aqui colocaremos quais as formas que gatos expressam carinho aos seus donos (uma rápida pesquisa na Internet basta para achar as respostas).
Agora é só clicar em “Agendar” caso tenha terminado ou “Salvar rascunho” para voltar nele depois. Parabéns, você acaba de aprender a fazer posts agendados pelo Instagram de forma facilitada pelo Canva.
Agora que já te mostramos o que levar em consideração na hora de se planejar, que tal começar a decidir o dia que você fará as postagens semanais e que tipo de conteúdo você vai usar para engajar com seus seguidores?