Neste artigo, queremos desmistificar algumas ideias que muitos empreendedores tem, além de dar umas dicas de como manter seu Instagram mais profissional e trazer mais confiança para a sua marca. Se interessou? Então continue lendo! Nós temos algumas coisas muito importantes pra te dizer.
O que a minha quantidade de seguidores diz sobre a minha marca?
A verdade é que não diz muita coisa. Tendemos a acreditar que as pessoas vão dar mais credibilidade à contas com mais seguidores. Mas não é bem assim que funciona. Se ter muitos seguidores significasse “seguro e confiável”, não existiriam tantas polêmicas envolvendo golpes de “influencers” e “projetos solidários” que as pessoas decidiram ajudar pelo Instagram.
Seus clientes podem até dar uma olhada para saber quantos seguidores você tem, mas a verdade é que isso não vai ser decisivo para ele comprar ou não na sua loja, mas sim a qualidade do produto e do atendimento que você prestar.
E sabemos que construir uma base sólida de seguidores é algo que demora um tempo e muitas pessoas ficam ansiosas querendo aumentar o numerozinho tão polêmico. Mas acredite, é preciso ter paciência. É melhor ter 100 seguidores fieis, que interagem nas suas postagens e compram seus produtos, do que 20 mil seguidores, mas só 10 interagem e às vezes nem compram.
Tendo isso em mente, é muito importante que você tenha paciência durante esse processo e evite:
- Seguir muita pessoas esperando que sigam de volta ou entrar em grupos de “segue que sigo de volta”.
- Comprar seguidores.
Isso por que nos dois casos, você vai estar atraindo seguidores fantasmas. Ou seja, eles não vão interagir nas publicações, não vão comprar seus produtos e não vão trazer nenhuma confiabilidade para a marca. Eles vão estar lá somente como um número, sem agregar nenhum valor para a sua marca.
Além disso, na hora de fazer tráfego pago, há a opção de direcionar campanhas para pessoas com gostos e interesses similares aos dos seus seguidores. Você perderia esse recurso valiosíssimo se seus seguidores tivessem interesses completamente diferentes dos atrelados ao seu nicho.
Ah, e a gente sabe quando uma loja usou um desses truques, fazendo com que ela pareça bem menos confiável do que uma loja com poucos seguidores. Como? No caso de comprar seguidores, podemos ver que você tem muitos, mas ninguém comenta, curte ou interage nas suas publicações. Estranho, não?
O mesmo acontece quando você entra em grupos de troca de seguidores, a diferença é que nesse caso, o número de seguidores vai ser bem menor que o números de pessoas que você segue (pois nem todos realmente seguem de volta). Então o seu cliente pensa “ah, ele seguiu 2000 pessoas e 1000 seguiram de volta, por isso essa marca tem tantos, não por que é uma marca confiável que construiu uma base de seguidores de forma saudável!”
Devo fazer sorteios?
Dentro da lista de coisas que não recomendamos que faça para divulgar seu Instagram, está o sorteio. E para isso, temos dois motivos:
- Sorteios atraem muita gente querendo ganhar alguma coisa. Mas conhece o ditado “de graça até injeção na testa”? Pois é, é bem provável que você atraia muita gente que não tem nada a ver com seu nicho e que não vai engajar com marca. Eles irão apenas interagir na postagem do sorteio, mas não se tornarão clientes fieis, não seguiram a página por vontade própria ou comprarão algum produto.
- Sorteios que incentivam essas pessoas a se inscreverem na página, traz um monte de gente com gostos muito diferentes e que não estão inseridas no seu nicho. Quando você for tentar fazer uma campanha de tráfego voltado para as pessoas que te seguem, ou que tem semelhanças com as pessoas que te seguem, essa campanha não vai ser efetiva, atingindo aleatoriamente um monte de gente e dificilmente convertendo vendas.
Pois é, apesar de atrair muita gente, não compensa, pois vai mais te atrapalhar no médio prazo do que converter clientes assíduos.
Se você já fez algum sorteio na sua conta, não precisa bloquear todo mundo ou criar uma nova conta, basta não planejar novos. Com o tempo, a quantidade de clientes e seguidores que estão alinhados com o propósito da sua marca vai ser maior do que a quantidade de seguidores que você conseguiu com os sorteios e não vai atrapalhar seu tráfego pago e a entrega dos seus conteúdos para as pessoas certas.
Então não caia nessa pegadinha e não promova sorteios na sua conta.
Fique atento para a sua foto de perfil.
Por ser algo simples e rápido de configurar, muitas pessoas não dão atenção para a foto de perfil nas redes sociais. Vamos lá, imagine que você recebeu os seguintes comentários na sua foto:
A segunda deixa bem claro que você é o Instagram de uma marca! No meio de um monte de comentários e posts que vemos diariamente nas redes sociais, a segunda foto é a que vai se destacar.
Afinal a primeira, parece apenas um rapaz usando uma camiseta. Mesmo tendo o nome “minha loja” na conta, as pessoas dificilmente leem o nome da conta que está comentando, apenas batem o olho na foto e leem o comentário feito.
Mas é importante que a sua foto de perfil e a sua logo remetam ao seu negócio. Eles são uma forma de se conectar com seus clientes, então precisam facilmente identificar qual o propósito da sua conta. Tendo isso em mente, evite colocar mockups na sua foto de perfil e coloque sua logotipo.
Gostou dessas dicas? Conseguimos diminuir um pouco a sua ansiedade? Comenta aqui se você já tinha feito alguma dessas coisas ou, se você tiver uma dica que considera muito maneira, compartilha com a gente!