Se você já se pegou pensando “okay, preciso de um nicho bem legal para trabalhar, mas… por onde eu começo? Como eu escolho um? Como eu sei se vou ter público nesse nicho?”, essa aula é para você.
Essa incerteza é bem comum e é um sinal positivo, pois mostra que você está preocupado com seu negócio e quer que ele seja um sucesso. Por isso, para te ajudar, listamos algumas ideias de como escolher um nicho e, depois de escolhido, como usar algumas ferramentas para validá-lo. Então, vamos começar?
Escolhendo meu nicho
Primeiramente, antes de checar se um nicho é interessante de se trabalhar, precisamos ter um em mente para pesquisar. Além disso, tenha em mente que você precisará aprender sobre o nicho que decidir trabalhar. Então já comece a listar:
- Nichos que você gosta:
Escolher um nicho que você gosta pode ser uma boa aposta. O fato de você ser parte do nicho já mostra que, talvez, aquele seja um nicho válido, afinal, você faz parte dele.
Além disso, você terá uma vantagem: você não terá dificuldade para conhecer e se comunicar com outras pessoas do mesmo nicho, pois já estará por dentro das gírias, ideias, notícias, mudanças que ocorrerem. Também não será difícil ter ideias de estampas, conteúdos e criativos para se comunicar com seu público, e cuidar da sua loja vai ser algo muito mais leve.
- Nichos que você conhece bem:
Um nicho que você conhece bem não necessariamente é um nicho que você é apaixonado, mas sim um que, por algum motivo, você é um expert. A vantagem é saber tudo sobre o nicho, como se comunica, piadas internas e etc. Apesar de não ser a sua paixão, ainda tem potencial para ser explorado como um nicho.
Um exemplo seria um rapaz que ama xadrez, mas é formado e trabalha com contabilidade. Ao perceber que finanças é um nicho mais amplo e com mais adeptos que jogadores de xadrez, ele pode aproveitar toda a sua expertise na área para criar camisetas para contadores, pois, apesar de não ser sua paixão, trabalha com isso e sabe tudo sobre a área.
- Nichos que tem força no mercado:
Aqui, você escolherá um nicho que você vê potencial no mercado, mas não será necessariamente um nicho que você conhece ou gosta. Você pode perceber que esse nicho está em alta no momento, mas precisará fazer estudos sobre sua cultura, gírias, ideais e valores. Uma dica que damos é que já conheça alguém desse nicho para te ajudar.
Aqui vai um exemplo: mesmo sem ser vegano, é possível criar uma loja para esse nicho? Sim, mas você precisaria pesquisar sobre as dores desse público, seguir páginas voltadas para veganos para ficar por dentro de mudanças e participar de grupos desse nicho para entender melhor a forma que ele se comunica e quais as “frases” que são senso comum e usadas por todos.
Esperamos que você esse conteúdo tenha te ajudado nessa etapa tão importante do seu negócio e que você esteja com uma lista de possíveis nichos para trabalhar!
Ajude a melhorar os conteúdos com um feedback! Responda o nosso formulário em 30 segundos