Agora que seu Instagram está pronto, você deve estar se perguntando “mas e agora? como eu faço para vender?”. Com o seu Instagram já configurado, com algumas postagens e destaques, está na hora da gente te ensinar como usar a rede social como um aliado para vendas. Neste artigo, vamos te ensinar como impulsionar vendas e como configurar seus impulsionamentos.
Por que impulsionar postagens?
No começo, não temos muitos seguidores e é difícil atrair potenciais compradores de forma rápida. Por isso, uma ótima ideia é impulsionar postagens de interação. Porquê?
De acordo com a lógica do Instagram, se um conteúdo é curtido e comentado, vale a pena divulgar ele para mais pessoas. O problema é que no começo, é difícil fazer esse engajamento engatar. Por isso, dar um empurrãozinho impulsionando uma postagem pode te ajudar muito a atrair pessoas do seu nicho para o seu perfil, que se identificaram com a postagem e que também podem se interessar pelo que você tem para vender.
Impulsionar ou anunciar?
Mas por que impulsionar postagens ao invés de fazer anúncios? Os conteúdos desenvolvidos para esse curso são voltados para lojas que ainda estão no processo de amadurecer a marca e começar a vender. Essas lojas dificilmente vão ter uma boa base de compradores logo de cara ou uma comunidade no Instagram engajando o tempo todo.
Por isso, o ideal para lojistas que estão começando é impulsionar postagens que podem gerar engajamento com o publico alvo. Seus clientes precisam se relacionar e se identificar com a marca antes de comprar, e isso é algo relacionado ao modelo de negócios das lojas, que são nichadas.
Além disso, anúncios são muito amplos, mesmo usando o direcionamento de interesses do nicho. Digamos que eu tenha uma loja voltada para pessoas que tem ratos de estimação. Criando um anúncio nesse primeiro momento, o máximo que conseguiria fazer é atingir o público de pais de pet, onde entram donos de cães, gatos, papagaios, periquitos, cobras e outros animais. Pois a verdade é que mesmo trabalhando com nichos, existem diferentes grupos dentro deles.
Por isso, é muito mais efetivo direcionar campanhas para pessoas que se interessaram pela sua postagem, como por exemplo, um post falando sobre como dar banho no seu rato de estimação, e que vão acessar seu perfil para dar uma olhada na sua proposta.
E para isso, você vai precisar que sua postagem impulsionada atinja pais de pet no geral, em um primeiro momento, para que pessoas que tem ratos de estimação acessem o seu perfil, interajam nas publicações ou te sigam. Pessoas que tem pets que não sejam ratos, não vão se interessar ao ver que seu perfil é somente sobre isso, afinal, ele tem um cão, gato, papagaio, periquito, cobra ou outro animal.
Isso vai ajudar muito o algoritmo do Facebook a entender que tipo de pessoas gostariam ou não de acessar seu perfil (e acredite, ele sabe o que cada um de nós gosta ou não). Assim, futuramente, você consegue usar o Facebook para direcionar campanhas para essas pessoas que se interessaram pela marca e pessoas parecidas. É tudo um planejamento de médio prazo.
Antes de tudo, um passo para trás
Como eu disse antes, o objetivo é atrair pessoas do seu nicho para o seu perfil. Por isso, é importante lembrar que para as pessoas se identificarem com o que você posta e com o propósito da marca, isso tudo tem que estar muito claro quando ela for atraída para o seu perfil. Então não comece a impulsionar suas postagens se ainda:
- Não colocou destaques e suas capas no perfil
- Não escreveu uma biografia precisa
- Colocou o link na bio
- Colocou uma boa foto de perfil
- E mais importante, se ainda não tem pelo menos 9 postagens no seu perfil.
Ao pagar para impulsionar a postagem, seu objetivo é que a pessoa entre no seu perfil e se identifique com a marca. Se não configurou as coisas citadas na lista, essa identificação fica mais difícil e não vale a pena, no momento, investir para atrair pessoas para o seu perfil.
Então certifique-se que já tem alguns conteúdos postados no seu Instagram, pois ajuda MUITO que as pessoas atingidas pela sua publicação, entendam sobre o que é a sua marca e se identifiquem com o propósito dela. Se não, você pode acabar gastando dinheiro para tentar atrair pessoas para um perfil que não está pronto e atrativo ainda, fazendo você perder essas pessoas que se interessaram em dar uma olhada nele.
Como fazer impulsionamento?
Agora, vamos para a parte mais fácil desse artigo: impulsionar uma postagem. Primeiro, basta clicar na postagem que você quer impulsionar e clicar em “turbinar publicação” que fica logo abaixo do post. Ao selecionar uma meta, você pode escolher entre “mais visitas ao perfil”, “mais acessos ao site” ou “mais mensagens”. Recomendamos que escolha o “mais visitas ao perfil” por conta do que citamos antes, queremos que pessoas que se identificam com a sua postagem acessem seu perfil para conhecer mais sobre a marca e conseguir se identificar.
Agora, vamos configurar o impulsionamento. Como você pode ver, existe a opção “automático”, que vai direcionar para pessoas que tem os mesmos interesses que os seus seguidores. Mas como no início, é normal termos muito poucos seguidores, essa opção não é muito viável, pois o Facebook dificilmente vai conseguir fazer uma relação dos interesses das pessoas que te seguem. Por isso, vamos configurar manualmente. Basta clicar em “criar o seu”.
Fazendo isso, você pode escolher a localização das pessoas que você quer atingir e os interesses delas. Recomendamos que nesse primeiro momento, você seja bem abrangente na localização, pois ainda está descobrindo onde o seu nicho está mais concentrado. Nos interesses, configure quais seriam os interessem mais amplos do seu nicho. Como a loja que estamos usando de exemplo é voltada para administradores, utilizei os interesses relacionados à gestão.
PS: se o seu nicho é relacionado à alguma região, como cultura nordestina, então aí sim, é um caso de configurar sua localização para essa região.
Importante perceber, que conforme vamos configurando, o próprio gerenciador vai nos mostrar uma estimativa de pessoas que podem ser atingidas. Com isso configurado, agora você tem um publico alvo configurado que você pode usar para futuros impulsionamento se preferir. Depois, basta definir qual a duração e o orçamento do impulsionamento.
Aqui, não tem uma fórmula de valores e dias para você colocar, cada nicho vai interagir de forma diferente com as postagens e por isso, é importante você ir testando o que funciona o não e por quanto tempo uma postagem se mantem relevante. Mas para começar, recomendamos a investir o valor mínimo por 5 dias. Além disso, também recomendamos que você impulsione mais de uma postagem ao mesmo tempo. Isso vai ajudar a entender mais rápido que tipo de postagem funciona melhor para o seu nicho.
Por fim, basta confirmar as configurações e finalmente, turbinar sua postagem.
Viu? Essa parte é fácil. A parte mais importante e que vai ser o diferencial para gerar ou não engajamento, é a mensagem do post. Pois é ele que vai atrair as pessoas certas para o seu perfil ou não.
Agora que você já sabe tudo o que precisa para impulsionar uma postagem de forma efetiva, que tal selecionar um post que teve engajamento e dar uma forcinha para ele engatar? Você pode começar com um valor pequeno, rodando por poucos dias, apenas para começar a gerar engajamento e atrair as pessoas certas para o seu perfil.