Quando se trata de trazer clientes para a sua marca, o tráfego orgânico é uma forma muito legal e, acima de tudo, GRATUITA de gerar engajamento com seus clientes e fidelização. Tá afim de aprender um pouco mais sobre ele? Continue lendo o artigo.
O que é Tráfego Orgânico?
Resumidamente, são as pessoas que chegam até você (tráfego) de graça, seja por conta própria ou te encontrando por hashtags e por indicações. Com o Tráfego Orgânico as pessoas te encontram e te seguem e compram seus produtos por vontade própria, sem custos financeiros atrelados à criação de anúncios.
Sim, estamos falando de públicos nas redes sociais. As vantagens desse tipo de público é que, além deles chegarem até você de graça, se chegaram até você por indicação já é um ponto positivo ao seu favor, pois gera mais confiança ainda na sua marca. Se te encontraram de forma espontânea, significa que não precisou ser bombardeada com um anúncio patrocinado querendo vender algo, o que também tem seu valor positivo.
Além disso, gerar tráfego orgânico envolve criar um relacionamento com seu cliente, fazê-lo engajar, interagir e amar a marca, a ponto de compartilhar ela para para seu círculo de amigos. E convenhamos, quem melhor para ser o advogado da sua marca do que um cliente feliz e satisfeito?
Agora que você já sabe a importância do tráfego orgânico, que tal não deixar ele de lado? Comece a pensar em formas de engajar com seus clientes e atrair essa galera para você.
Agora, vamos te ensinar algumas formas de gerar tráfego orgânico para a sua rede social, além dar alguns exemplos práticos.
Qual a melhor forma de conseguir público orgânico?
Nessa etapa, estamos tentando entender primeiramente como ganhar a atenção e manter o interesse do seu público. Seu post não é só mais um patrocinado no meio de tantos, é algo que vale a pena olhar, mesmo que eu não te conheça. Então aqui vão algumas dicas de como começar a interagir com seu público.
Postagens no Instagram
Crie conteúdos relevantes para o seu nicho. Não estamos dizendo para você virar uma página de memes que vende camisetas, mas para criar conteúdos para interagir com seus clientes.
Vamos pegar um exemplo? A Reserva é conhecida como uma marca de roupas para pessoas mais despojadas. E esse nicho combina bastante com memes e piadinhas. Esse tipo de postagem mostra que a empresa compartilha do mesmo humor e erros que os clientes, o que ajuda a marca a se aproximar e criar um vínculo muito legal.
Interação nos comentários
Na mesma postagem, houveram muitos comentários e pessoas se mostrando abertas a interação. Então, que tal responder seus clientes quando eles comentam? Pode ser só uma resposta com uma frase simples (exemplo abaixo).
Ou até responder emojis com mais emojis, o importante é se mostrar presente e que você tá vendo e gostando da interação dos clientes na postagem (exemplo abaixo).
Interação em outras páginas do nicho
Além disso, você pode procurar páginas e outras marcas relacionadas ao seu nicho e comentar nas postagens deles também. Assim, você atrai pessoas do nicho para ver a sua página no Instagram e a te seguir por ter conteúdos similares, além de ver que você tem uma loja voltada para o nicho.
Na hora de indicar seu perfil nos comentários lá do seu concorrente ou mesmo em perfis de nicho, você pode convidar a conhecer mais sobre algo específico, se informar sobre o tema ou mesmo dar algumas risadas, por que não?
Interação nos stories
Sabe aquelas caixinhas de perguntas que você pode colocar nos seus stories? É ótimo para marcas que estão começando. Você pode perguntar o que o pessoal achou da nova coleção, o que eles querem ver nas próximas estampas e ideias de novas coleções.
Ouvir seus clientes é uma ótima forma de crescer. Eles vão te dizer o que estão procurando, e assim você pode suprir as demandas de forma mais assertiva. Use a criatividade, crie conteúdos específicos para stories e vez ou outra jogue um post de anúncio no meio.
Dica INKrível: Os Stories costumam gerar mais visualizações que o feed!
O que tudo isso tem a ver com Tráfego Orgânico?
Tudo!!! Ao fazer conteúdos relevantes, pessoas interessadas no seu nicho (e possivelmente em comprar produtos do nicho), vão interagir. Se elas comentam, isso ajuda sua postagem a aparecer para mais pessoas; se elas marcam um amigo, são mais pessoas do nicho conhecendo a sua marca; se elas compartilham, isso ajuda na divulgação da postagem e também chega em mais pessoas.
Tá vendo? São diversas formas de divulgação gratuita feita pelos próprios seguidores! Divulgando de forma certeira para mais amigos e conhecidos que estão inseridos no nicho que você trabalha!
Então use sua criatividade! Dê dicas de filmes para quem gosta do assunto, documentários, músicas, enfim… O céu é o limite para trazer público de nicho para seu perfil e com isso aumentar seu engajamento. Não esqueça de responder seus comentários e quem sabe até responder com outra pergunta para manter o público sempre movimentando seu perfil e com isso gerando in