Administrar uma marca de camisetas e se destacar no mercado é um grande desafio, mas você não é o primeiro a passar por essa jornada. Reunimos, neste artigo, os principais problemas que impedem o crescimento de marca de camisetas.
Conteúdo
- Tópico 1“>alvo
- Perfis e sites desatualizados
- Marketing digital
- Fornecedores
- Gestão de estoque
- Transportadoras convencionais
- Organização financeira
1. Você conhece mesmo o seu público-alvo?
O maior segredo para um produto ser sucesso de vendas é conhecer bem o seu público-alvo. Pode parecer clichê, mas muitos empreendedores acham que conhecem seus consumidores e acabam planejando estratégias de marketing, vendas e divulgação com base em perfis errados. Se você não souber quem são eles, como alcançá-los e sobre o que eles são apaixonados, o risco de errar na criação dos produtos é gigante.
Para conhecer o seu público ideal, é preciso ter uma série de informações a respeito de cada consumidor. Abaixo, estão algumas das orientações para saber se você domina e entende a sua audiência.
1.1 – Você faz pesquisa de audiência?
A realização de pesquisas é uma ótima forma de obter percepções valiosas do público diretamente da fonte, afinal, é o primeiro passo para conhecê-los.É possível coletar esses dados através de entrevistas, questionários e análise de métricas. Busque entender:
- Comportamentos;
- Hábitos;
- Necessidades;
- Dores;
- Desejos;
- Idade;
- Sexo;
- Raça;
- Localização;
- Entre outros.
1.2 – Você segmenta o seu público?
Segmentar o público é ter uma parcela menor de membros com interesses específicos. Por exemplo, fazer produtos para o mercado de saúde e bem estar é muito mais amplo do que fazer para o de educação física. Ou seja, quanto menor e mais específico o segmento, melhor.
Mas para saber se o segmento é adequado, se questione:
- O segmento é grande o suficiente para lucrar?
- Está em crescimento?
- Tende a diminuir?
- Tenho concorrentes que atendem esse segmento?
1.3 – Você estuda o mercado?
É impossível segmentar precisamente sem ter conhecimento do mercado da sua marca. Esse estudo possibilita analisar aspectos quantitativos e qualitativos do segmento. A partir disso, você saberá:
- Quais são os melhores setores de mercado para investir;
- Quais são as atuais falhas do mercado;
- Onde há oportunidades;
- Como funciona a sua concorrência.
Portanto, faça uma pesquisa de mercado e defina perfeitamente o público da sua marca, para assim, desenvolver estratégias certeiras, no online e offline, e descobrir quais são os melhores canais para se relacionar e criar um vínculo com o seu público.
2. Ter perfis e sites desatualizados
Mesmo que o foco da sua marca seja a loja física, estar ausente no online significa perder clientes. Compras pela internet são uma das atividades mais frequentes atualmente. 63% das jornadas de compras começam online, ou seja: quem não tem presença digital está perdendo espaço e dinheiro..
Mesmo que a sua marca só tenha infraestrutura para vender em loja física, não deixe de atualizar as redes sociais e sites, pois podem se interessar pelo seu produto ou serviço.Caso encontrem sua rede social, site ou blog desatualizados, será frustrante e causará uma má impressão, como se a marca estivesse abandonada e como se o que as pessoas procuram não estivesse lá.
Portanto, mantenha seus perfis e site sempre atualizados, e evite perder clientes.
3. Falta de investimento em marketing digital
Para as marcas, dar a devida relevância ao marketing digital é uma das decisões mais importantes para potencializar o crescimento e visibilidade. O marketing digital é uma estratégia poderosa que permite que as marcas alcancem clientes em potencial, em escala global, oferecendo oportunidades para aumentar suas vendas e expandir sua base de leads quentes.
Esse investimento permite que as empresas meçam resultados em tempo real, adaptem campanhas para um desempenho ideal, obtenham insights sobre seu público-alvo e criem conteúdo que será apreciado por eles. Isso ajuda as marcas a criarem relacionamento, confiança e lealdade com seus clientes, além de conquistar um público maior, mais diversificado e mais engajado do que nunca. Essencial para o crescimento e o sucesso a longo prazo.
Dentro de marketing digital, também estamos falando sobre investimento em tráfego pago, que refere-se ao fluxo de pessoas que chegam até a sua loja ou site, por meio de anúncios patrocinados. Ou seja, você precisou investir dinheiro para que novos clientes em potencial chegassem até o seu negócio. Portanto, o tráfego pago é um método bastante eficiente para ampliar a taxa de conversão, acelerar a visibilidade e comunicar ações específicas, como o lançamento de um produto novo.
Por isso, é imprescindível que qualquer empresa que queira ter sucesso, invista nessa estratégia.
Na Reserva INK, plataforma para a criação de marcas de camisetas do Grupo AR&Co, grande parte dos empreendedores investem progressivamente no tráfego pago para escalarem as suas lojas, porque já comprovaram importância dessa estratégia. Além disso, a INK disponibiliza programas de aceleração, em que investe-se verba em ADS para os lojistas impulsionarem suas lojas. Se você sente que marketing digital é uma dor muito grande do seu negócio, saiba que há meios de solucioná-lo.
4. Ausência de bons fornecedores
Agora que você já conhece o seu público-alvo e sabe pelo que se interessam, atualizou o site e perfis, e começou a investir em marketing digital para sua marca crescer, o seu produto não poderá decepcionar.
Para isso, você tem que procurar bons fornecedores e fazer os seguintes processos: criar um relacionamento com eles para tentar negociar preços justos, alinhar processos, verificar a agilidade na entrega, monitorar prazos, e. obviamente, garantir a qualidade dos produtos. Porém, muitas das vezes, esses critérios não são cumpridos, e causam frustrações tanto para quem administra, quanto para o consumidor final, que idealiza o produto de uma forma, mas na realidade, a experiência é bem inferior.
Sabemos que nenhum empreendedor quer desapontar um cliente, mas também, entendemos a dificuldade que é de encontrar fornecedores que se adequem a todas as suas especificações. Então, para te tranquilizar, considere que há uma forma de não ter que se responsabilizar por essa situação, que é integrando a sua marca à plataformas de e-commerce, como a Shopify, Nuvemshop e Cartpanda. Essas plataformas irão disponibilizar todos os produtos que você quiser vender, com a qualidade das melhores fornecedoras de camisetas do Brasil e rapidez garantida.
5. Trabalhar com estoque
Gerir uma marca requer muita responsabilidade. Principalmente, quando você administra um estoque, o que pode trazer prejuízos. e a empresa está passando por prejuízos. Já pensou que as despesas talvez sejam provenientes da estocagem que você faz com seus produtos? Cuidar do armazenamento é capaz de trazer complicações em todos os sentidos:
- Se não houver procura, a produção ficará estagnada, e estoque sem demanda é dinheiro parado e perdido.
- Se houver procura, mas o produto não estiver disponível, é dinheiro não recebido.
- Se houver pouco capital em caixa, o capital disponível para investir em melhorias para a sua marca será menor, já que o investimento será para manutenção do estoque.
- Se não for possível monitorar e controlar o estoque constantemente, o rastreamento dos produtos ficará desatualizado, deixando de estar em segurança.
- Se o espaço da sua casa ficou pequeno, terá que arranjar um depósito seguro para disponibilizar seus produtos. Ou seja, você sempre será refém de um local para estocar as peças da sua marca.
- Se o armazenamento for feito de forma inadequada, há o risco de deterioração dos produtos.
Sua empresa poderia crescer muito mais, se você não tivesse tantas despesas, demandas e até prejuízos para manter seu estoque. Para superar esse obstáculo, a produção sob demanda da Reserva INK é uma solução que vem sendo bastante utilizada e aprovada por donos de marcas de camiseta. Não se preocupar com estoque já pode ser realidade para a sua loja.
6. Trabalhar com transportadoras convencionais
Muitas empresas que necessitam de transportadoras, precisam lidar, diariamente, com desafios administrativos e logísticos. Durante a operação, qualquer falha é capaz de comprometer o funcionamento dos envios e refletir negativamente para os clientes. É importante escolher uma forma de entrega que siga aos seguintes aspectos:
1 – Segurança
2 – Frete com valor acessível
3 – Boas condições de uso para os produtos serem entregues com confiança
4 – Ausência de demais contratempos
Então, podem existir diversos obstáculos que atrapalhem a atuação das transportadoras convencionais, e isso é um ponto de atenção que não deve ser ignorado. Para evitar esse problema, a Reserva INK é uma solução com acesso às melhores transportadoras, que trabalham com o frete mais barato do país e o menor prazo de entrega. Além do transporte, ela cuida de todo a logística e gestão de estoque da sua marca, para você não ter que se responsabilizar com burocracias, e poder focar apenas no que importa: vender os produtos.
7. Desorganização financeira
Ter uma marca pode gerar mais prejuízos do que parece. Algumas empresas que não conseguem gerenciar o seu próprio dinheiro, tendem a falir seus empreendimentos, por performarem abaixo do potencial esperado. Isso acontece pois há falta de administração em diversas etapas da organização financeira, como a gestão do fluxo de caixa e capital de giro.
O planejamento financeiro tem um único intuito: a melhoria de resultados. Para isso, é necessário se organizar, para visualizar, com clareza, o seu orçamento mensal. Somente dessa forma, é possível entender se o gasto de hoje é compatível com a renda, ou se você está dando um passo maior que a perna. Não ter esse controle e gerenciamento do faturamento, pode causar a perda de lucratividade, e consequentemente, o endividamento da sua empresa.
Veja como garantir que a sua loja permaneça rentável e lucrativa:
- Tenha em mente seus objetivos diários e quanto irá investir em cada um;
- Calcule quanto dinheiro você necessita, por mês, para manter as atividades da sua loja funcionando;
- Use planilhas ou ferramentas disponíveis na internet para organizar suas finanças;
- Liste quais são seus custos fixos e variáveis;
- Tenha uma conta bancária pessoal separada da conta do seu negócio;
- Atualize com frequência a sua planilha para não deixar nada passar em branco e o seu relatório mensal ser eficiente.
Se você quer alcançar a sua independência financeira o quanto antes, ter um planejamento bem estruturado e organização são fundamentais.
É possível (e mais fácil do que você imagina) driblar esses problemas que impedem que sua marca cresça. Com a Reserva INK, você cria a sua loja de camisetas e vende sem estoque. Opte por uma plataforma 100% online que trabalha para a sua marca de camisetas, disponibilizando toda a estrutura, produção e logística da Reserva. Estamos aqui para romper as barreiras que os empreendedores digitais encontram ao iniciar um negócio e impulsionar o seu sucesso. Hoje, temos mais de 30.000 lojas ativas e decolando e a sua pode se juntar a elas!